Pesquisar
Close this search box.

Boas práticas para o Checkout do seu E-commerce.

Principais tópicos

Seu Checkout funciona?
Seus clientes estão realmente conseguindo efetuar os pagamentos de forma fácil?

Esse texto vai te dar ótimas noções de como trabalhar melhor a Experiência do Usuário (UX) na hora do cliente concluir a compra dentro da sua loja virtual. Vamos lá!

O cliente entrou na sua loja virtual, navegou pelos produtos, buscou tudo o que deseja e finalmente colocou os produtos no – Carrinho de Compras/Sacola/Cesta de Compras/Carrinho etc.
A partir daqui a compra só não será concluída se:

– O cliente colocou o produto no carrinho para calcular o frete e achou caro d+ pra ele ou
– O cliente teve problemas em fazer o login na própria conta para realizar o pedido ou
– O checkout deixou o cliente perdido em meio a tantas informações e distrações na conclusão de compra que ele nem sabia para onde ir!

Veja o exemplo abaixo:
boas-patricas-checkout-traycommerce

Vejam quantas informações existem nesse Carrinho de Compras, repare que a loja ainda tenta vender mais itens na barra lateral, existe um botão para um Gift Card que provavelmente iria tirar seu cliente do Carrinho. Isso tudo é desnecessário, se o seu cliente já inseriu tudo que queria ali é porque ele está satisfeito, não tente empurrar nada mais para ele pois você corre o risco dele sair da página e não voltar mais e para isso acontecer é mais fácil do que você imagina. Lembre-se: MENOS É MAIS! Limpe seu layout, deixe o mais clean possível!

Repare na diferença do Carrinho de compras da loja virtual acima e da Apple (Imagem abaixo) a Apple é uma empresa totalmente obcecada pelo Design minimalista, limpo, preto e branco, isso faz com que os usuários vão direto ao ponto, ou seja, a compra e fim!

apple-boas-praticas-checkout-tray-commerce

As informações são muito bem organizadas e os usuários não se distraem com outros elementos, o foco está sempre no produto que ele escolheu para comprar, notem o destaque que eles dão ao botão FINALIZAR, em azul com um contraste alto em relação aos outros elementos da tela, eles criaram uma hierarquia dentro do layout onde cada elemento tem um “nível de importância” e assim eles conseguem trabalhar melhor todo o processo de compra dos usuários.

Alguma dúvida? Deixem nos comentários que prometo tentar ajudar!
Vamos para o próximo passo!

Após colocar os produtos no Carrinho de Compras, estar ciente do valor do frete e ter conferido a listagem dos produtos o cliente precisa dar continuidade ao processo de compra, para isso ele será direcionado para a página de LOGIN/CADASTRO.

Agora precisamos de calma para analisar esse passo!

O cliente decidiu finalizar a compra e seguiu para a tela de LOGIN/CADASTRO, então seu dever é facilitar AO MÁXIMO a vida desse usuário/cliente/lead, etc!

Se o cliente já está cadastrado na sua loja peça apenas o CPF ou dê a opção de fazer o login com o botão do Facebook!
– Não exija e-mail, senha, nome completo! Pois o cliente pode esquecer a senha ou o e-mail e simplesmente desistir de comprar por que aquele processo já ficou cansativo e FRUSTRANTE AO EXTREMO!

Nada mais desagradável na EXPERIÊNCIA DE COMPRA do que você estar ultra animado para comprar algo e no meio do processo é obrigado a desistir por falha da loja virtual (Para o usuário, não conseguir concluir uma compra representa falha da loja muitas vezes) e ai babau, você perdeu muitos clientes. NINGUÉM MERECE!

Vejam abaixo uma tela muito bacana de LOGIN/CADASTRO de um cliente aqui da empresa, este Checkout foi desenvolvido aqui na Tray também! Olha que bacana e ULTRA SIMPLES realizar seu login ou cadastro.

fly-pesca-traycommerce-boas-praticas-checkout

O cliente só precisa informar o CPF ou conectar com a conta do Facebook. Sem drama, sem erro, sem problemas para o usuário! Após esse passo ele vai solicitar algumas permissões sobre seu endereço de e-mail e sobre você mas é um passo automático e você não precisa digitar mais NADA!

Vejam o caso da Americanas. Com a mesma tela de login/cadastro deles também é simples e oferecem 3 opções, são elas:

– Já tenho cadastro;
– Não tenho cadastro e
– Comprar sem cadastro.

americanas-boas-praticas-para-o-seu-checkout-traycommerce

Eles consideram que eu como cliente posso ter o cadastro mas simplesmente esquecer meu e-mail e senha, eles também consideram que eu posso não querer me cadastrar novamente por uma série de motivos e por fim eles oferecem a opção de COMPRAR SEM CADASTRO que é muito bacana pois eles vão pedir os dados do cliente no processo da conclusão da compra, antes de inserir os dados do cartão de crédito e com isso eles podem manter os dados dos clientes atualizados ou utilizar essas informações para os cadastros posteriormente. SIMPLES ASSIM!

O cliente compra com facilidade e pronto!

Vamos ao passo final do processo que é onde o cliente insere todos os dados pessoais de entrega e os dados do cartão de crédito.

Que tal solicitar todas essas informações em uma ÚNICA tela? É simples e não dói no cliente! Pode ser feito de duas maneiras:

– Ele já tem o cadastro e todos os dados são preenchidos automaticamente evitando RETRABALHO de digitar tudo de novo ou
– Ele não tem cadastro e vai preencher o formulário tranquilamente pois aquele momento ele entende que é preciso realizar aquela tarefa para que a loja faça a entrega e a cobrança do produto.

Vejam esse exemplo abaixo:

fly-pesca-2-checkout-tray

Este é o EasyCheckout criado aqui na TrayCommerce para os clientes e vejam que bacana:
Meus dados de cadastro estão todos na tela e eu não precisei digitar NADA pois já tenho cadastro na loja (Flypesca). Eu poderia apenas escolher a forma de pagamento e dar continuidade digitando os dados do cartão ou gerando o boleto, pagando com PagSeguro, PayPal e transferência bancaria.

Além de facilitar todo o processo de compra do seu cliente não esqueça que a segurança de todas as informações por ele fornecidas são de extrema importância, utilize ferramentas que garantam a segurança do seu e-commerce de ponta a ponta como por exemplos os certificados digitais SSL. Isso vai garantir que aquela loja é legítima e não há risco de fraudes e cria uma barrinha verde a esquerda da URL como por exemplo:

barra-tray-ssl

Lógico que existem mais formas que devem ser utilizadas para segurança do seu e-commerce e dos seus clientes, veja algumas empresas que fornecem esses serviços aqui neste link.

E não se esqueçam de que 100% DO SEU E-COMMERCE DEVE SER  —MOBILE —— MOBILE —— MOBILE —— MOBILE —— MOBILE ——

 

Escrito por: Victor Simão – LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você ganhou! Atendimento secreto

Quer saber no detalhe como começar sua loja virtual aqui na Tray? Acesse o grupo VIP e participe da nossa live tira-dúvidas

Você já é um cliente Tray?

Não perca os nossos mais recentes lançamentos e mantenha-se atualizado!

Confira os Planos Tray e abra sua loja virtual

Mensal
Anual

Plano 1

52
Economize R$84
R$ 624 por ano
em até 6x sem juros

Melhor custo benefício

Plano 2

94
Economize R$60
R$ 1.128 por ano
em até 6x sem juros

Plano 3

236
Economize R$156
R$ 2.832 por ano
em até 6x sem juros

Plano 4

359
Economize R$480
R$ 4.308 por ano
em até 6x sem juros

Assine e receba novos materiais

⚠ Não se preocupe, você não receberá spams. Além disso, seus dados estão seguros, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados.

Fique por dentro

Parabéns por se inscrever

Quer receber conteúdos e materiais em primeira mão? Acesse nosso grupo gratuitamente!